-
Arquitetos: Hideo Arao Architects Office
- Área: 156 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yosuke Ohtake
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência onde uma família de três pessoas e seus dois cães amados viverão. O projeto está localizado nas suaves encostas ao norte da Província de Osaka. Casas e prédios residenciais ficam em fileiras ao norte, lembrando os terraceamentos que costumavam ocupar a área, enquanto campos se estendem ao sul, embora substituídos por estacionamentos em algumas áreas, proporcionando ao local uma vista panorâmica que se estende até a cidade de Osaka.
O local faz divisa com uma via principal ao norte e uma via privada ao sul, colocando-o adjacente a estradas e ambientes externos contrastantes. Originalmente, este era o local da casa onde o cliente viveu até atingir a idade adulta. Era uma das poucas casas antigas que permaneceram, apesar de estar quase enterrada na paisagem do entorno, que mudou tanto nos últimos 40 anos. Após atingir a idade adulta, o cliente morou por muito tempo em uma área residencial nos subúrbios, mas decidiu retornar a este lugar familiar e reconstruir como uma residência final aberta, onde os amigos pudessem se reunir e os filhos e netos pudessem se sentir em paz.
Ao planejar o edifício, reconstruímos a sua relação com as duas vias contrastantes e buscamos construir de uma forma que herdasse a paisagem desta terra, que está gradualmente desaparecendo devido ao contínuo desenvolvimento de áreas residenciais. Especificamente, colocamos um pátio onde os cães podem correr no centro e organizamos os cômodos ao redor dele, incluindo um quarto separado, enquanto configuramos os níveis do piso como um piso meio nível abaixo do térreo, primeiro andar e segundo andar. Em seguida, adicionamos um telhado multifacetado que direciona a vista para as encostas das montanhas que se espalham ao norte do local e planejamos para as áreas abaixo dele se expandirem como locais para o estilo de vida do cliente. Ao tornar as alturas e formas dos tetos não uniformes devido ao telhado multifacetado e dar a todos os cômodos uma continuidade ininterrupta devido aos tetos, compusemos uma estrutura que pode acomodar composições familiares ao longo das gerações e mudanças de estilo de vida a longo prazo.
Quando visto da estrada principal, esta casa cria uma paisagem devido ao telhado multifacetado, e o telhado com aparência de paisagem desce a uma altura em que as pessoas podem alcançar perto da entrada da residência voltada para a estrada privada, mesclando-se à sensação próxima de escala ao redor da casa. Construímos a casa de forma que ela não fosse limitada a uma relação com apenas uma dessas estradas contrastantes, ajustando a distância entre cada estrada e o telhado. Se o prédio também amadurecesse ao longo do tempo junto com as mudanças nas plantas, como os jardins e árvores no local e as ervas na cobertura do quarto separado, e se tornasse ligado à paisagem deste lugar, e se as pessoas pudessem lembrar da paisagem que costumava estar neste lugar, então com certeza isso seria maravilhosamente enriquecedor.